Dia Mundial da Água teve simpósio em Bernardino

Em comemoração ao Dia da Água, na última quinta-feira, 22, cerca de 1.800 alunos e professores de Bernardino de Campos participaram do “1º Simpósio de Conscientização Ambiental pelo Dia da Água”. O evento foi realizado na sede da Sociedade Recreativa Igarapé e foi oficialmente aberto pelo prefeito Moacir Beneti (PSB).

No total, cinco escolas, sendo três municipais, participaram da programação nos períodos da manhã e da tarde. O técnico em gestão ambiental da Sabesp de Santa Cruz, Luiz Cavalchuki, apresentou aos alunos um documentário gravado no ano passado pela empresa sobre a importância da água.

Na segunda parte do evento, o soldado Altemar Brito conversou com as crianças mostrando como a água é essencial para a vida. “É um momento para refletirmos sobre o que está acontecendo com o meio ambiente e consequentemente com a água”, disse Brito na palestra aos estudantes.

Para o participante Aristides de Almeida Machado, 11, o evento proporcionou novos conhecimentos. “Aprendi que temos que cuidar bem da água. Não podemos desperdiçá-la nem jogar lixo e sujeira nos rios”, contou o aluno do 5º ano da escola Abreu Sodré.

FUTURO CERTO — Soldado da Polícia Militar Ambiental fala sobre Meio Ambiente para crianças no evento

Segundo a professora do garoto, Edna Stringuer, o simpósio ajudou na conscientização dos alunos quanto ao uso da água. “Foi válido, pois todos falaram sobre o mesmo tema, mas de formas diferentes. Essa exposição pedagógica reforça o aprendizado das crianças”, disse.

De acordo com a secretária da Educação de Bernardino de Campos, Eunice Aparecida de Andrade, as atividades apresentadas no simpósio foram organizadas antecipadamente pelos alunos. “Além dos trabalhos expostos nos murais, vídeos da Sabesp e palestra da Polícia Militar Ambiental, os alunos apresentaram os seminários que elaboraram na sala de aula”, destacou Eunice.

“É importante documentarmos este tipo de trabalho, pois a próxima geração saberá que, antes deles, já havia pessoas preocupadas com a questão da água e do meio ambiente”, disse a secretária sobre o evento que também foi aberto ao público em geral. As dependências do clube ficaram lotadas.

Reportagem: Jornal Debate – http://www2.uol.com.br/debate/1616/regiao/regiao02.htm

Confira algumas fotos do evento:

  

Clique aqui para ver mais fotos.