Quem somos

A Associação Rio Pardo Vivo surgiu no ano de 2002, quando um grupo de amigos que costumava navegar pelo rio Pardo de caiaque começou a se interessar pela preservação e recuperação das áreas degradadas nas margens do rio Pardo.

Com o objetivo de preservar e recuperar os rios e suas margens em Santa Cruz do Rio Pardo, um grupo de 13 membros, que exerciam profissões distintas, tais como diretor de escola, biólogo, comerciante, mecânico, professor e ator, criou a Associação. Esta heterogeneidade de formação profissional foi muito importante para a diversidade de opiniões e pontos de vista nas reuniões e nas tomadas de decisões.

As primeiras ações da Associação consistiam no levantamento das áreas degradadas nas margens do rio Pardo, como matas ciliares, dos lançamentos in natura de esgotos, assoreamentos, erosões e nascentes desprotegidas. O levantamento era realizado por meio de fotografias, laudos técnicos e georreferenciamento. Com estas informações, um relatório era elaborado indicando a localização da propriedade, o nome e endereço do proprietário. Estes relatórios eram entregues ao Ministério Público estadual, que promovia as ações cabíveis.

Estas atividades realizadas pela Associação foram responsáveis pela recuperação de centenas de hectares de matas ciliares, construções de lagoas de tratamento de esgoto, galerias de águas fluviais, desassoreamento de vários trechos do rio Pardo e do ribeirão São Domingos, nos municípios de Santa Cruz do Rio Pardo, Ourinhos, São Pedro do Turvo e Cerqueira César. Os principais projetos desenvolvidos e executados pela Associação Rio Pardo Vivo têm como escopo a Educação Ambiental.

A Associação Rio Pardo Vivo tem o objetivo de despertar a comunidade para a importância do Rio Pardo, principal bem natural de nossa região, proporcionando informação, reflexão e debate sobre temas que envolvem o Rio e o meio ambiente em nossa região.

O foco do trabalho são as possibilidades de exploração do Rio dentro de uma visão de desenvolvimento contemporânea: com meios de produção sustentáveis, a favor do progresso não predatório, com olhar para as futuras gerações e, principalmente, respeito à vida.

A Associação Rio Pardo Vivo é sediada em Santa Cruz do Rio Pardo, com atuação na Bacia do Rio Pardo, principal rio da Bacia Hidrográfica do Médio Paranapanema.

Clique aqui para ler o Estatuto da Associação Rio Pardo Vivo.