Características e Histórico do Rio Pardo

O Rio Pardo, que atravessa a cidade de Santa Cruz do Rio Pardo, nasce no município de Pardinho, SP, à 982 metros de altitude com relação ao nível do mar, na Latitude 23° 06? 06,42? S e na Longitude 48° 21? 47,17? W (clique aqui para visualizar no mapa), junto à “front da cuesta”, na Serra do Limoeiro. É um dos mais importantes afluentes da margem direita do Rio Paranapanema. Sua bacia hidrográfica abrange 20 municípios do Centro Sudoeste Paulista. A foz do Rio Pardo está localizada na represa Lucas Nogueira Garcez, na cidade de Salto Grande, SP, na altitude de 377 metros com relação ao nível do mar. É o principal rio da Unidade de Gerenciamento de Recursos Hídricos (UGRHI-17), do Sistema Paulista de Recursos Hídricos. A bacia hidrográfica do Rio Pardo é tributária da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema, que é uma bacia federal, por abranger áreas dos Estados de São Paulo e Paraná.

A bacia do Rio Paranapanema está inserida na Região Hidrográfica do Paraná, de acordo com a Divisão Hidrográfica Nacional.

Os solos predominantes na bacia hidrográfica do rio Pardo são os Latossolos Vermelhos, razão pela qual a cor predominante das águas é parda, principalmente em época de chuvas.

O Rio Pardo é um dos maiores rios do estado de São Paulo, possuindo 264,25 km de extensão, desde sua nascente até sua foz, na represa de Salto Grande. Em seu percurso e de seus afluentes, banha áreas de 20 municípios: Pardinho, Botucatu, São Manuel, Pratânia, Lençóis Paulista, Borebi, Itatinga, Avaré, Cerqueira Cesar, Iaras, Águas de Santa Bárbara, Manduri, Óleo, Bernardino de Campos, Santa Cruz do Rio Pardo, Ipaussu, Chavantes, Canitar, Ourinhos e Salto Grande. Desde a sua nascente em Pardinho até a sua foz no município de Salto Grande, o Rio Pardo tem cinco represamentos artificiais importantes: a represa na cidade de Pardinho onde a Sabesp capta água para abastecimento, a cascata Véu da Noiva, cartão postal de Botucatu, represa do Mandacaru, onde está localizado a captação de água para o abastecimento da cidade de Botucatu, represa no Distrito de Lobo e PCH Ponte Branca em Águas de Santa Bárbara.

Mostrando sua antiga importância econômica para a região, em seu trajeto, na cidade de Itatinga, suas águas contribuem para a geração de energia na hidrelétrica localizada no Distrito de Lobo, PCH construída no ano de 1.927, para gerar energia para a cidade de Botucatu.

Desde seu nascimento até sua foz, o Rio Pardo recebe contribuição de vários afluentes, entre eles, os dois principais são: 1-Rio Claro, que tem sua nascente no município de Botucatu e sua foz no Rio Pardo, no município de Iaras. Seu comprimento é de 72 km. 2-Rio Novo, que tem sua nascente no município de Itatinga, e sua foz no Rio Pardo, no município de Águas de Santa Bárbara. Seu comprimento é de 77 km.

Além destes, o Rio Pardo recebe no município de Ourinhos, próximo à sua foz, o Rio Turvo, que tem sua nascente no município de Agudos, e que apresenta extensão de 130 km. Pelo fato deste rio entrar no Rio Pardo a poucos quilômetros de sua foz, o mesmo é tratado como uma UPH (Unidade de Planejamento Hídrico), pelo Sistema Paulista de Recursos Hídricos, separada do Rio Pardo.

Em toda sua bacia o rio Pardo possui 3.281 nascentes. Somente no território do município de Santa Cruz, o Rio Pardo possui 300 nascentes, que com suas águas formam vários córregos, riachos e ribeirões. Dentre eles, os mais importantes são:

Ribeirão Mandassaia, Ribeirão São Domingos e Ribeirão da Figueira, que desaguam no Rio Pardo, em nosso município.

O Rio Pardo está entre os poucos rios do Estado de São Paulo cujas águas são muito pouco poluídas, estando classificadas como Classe Dois, podendo ser destinadas para: -Abastecimento doméstico, após tratamento convencional; -Proteção das comunidades aquáticas; -Recreação de contato primário (esqui aquático, natação e mergulho); -Criação natural e/ou intensiva (aqüicultura) de espécies destinadas à alimentação.

Em nossa região, o Rio Pardo contribui decisivamente para o desenvolvimento, oferecendo suas águas para a agricultura (irrigação), dessendentação de animais, atividades industriais e comerciais, e para consumo humano. Em todo seu trajeto suas águas abastecem várias cidades, entre elas, Pardinho, Botucatu, Itatinga, Santa Cruz do Rio Pardo e Ourinhos, que depois de captadas e tratadas, beneficiam mais de 300.000 pessoas.

Razão da existência da cidade de Santa Cruz do Rio Pardo, o Rio Pardo é o principal patrimônio natural de nossa região, somente em nosso município o rio possui 73 km de extensão e sua vazão máxima alcança 68.000 l/s.

Detentor de grandes belezas naturais ainda intocáveis, como corredeiras, saltos e cachoeiras, é no município de Santa Cruz que suas principais belezas naturais se apresentam: nas Cachoeiras do Guacho e Niágara, onde chega a 7 metros de altura, nos saltos do Menegazzo, Usina velha, Dourado, e nas corredeiras Três Ilhas, águas das pedras, entre outras

A humanidade, os animais e as plantas não vivem sem a água, insubstituível. A água é o líquido da vida, razão da fertilidade da terra e do progresso econômico de uma região. fonte de ÁGUA de superfície considerável e economicamente utilizável para nossas cidades e região. Aqui em Santa Cruz, 70% da água que consumimos vem do Rio Pardo, que após captada pela Sabesp, é tratada e distribuída com qualidade em nossas casas, contribuindo para o desenvolvimento e conforto de nossas famílias.

Por isso podemos dizer que o RIO PARDO É O RIO DE NOSSAS VIDAS!

Um comentário sobre “Características e Histórico do Rio Pardo

Os comentários estão fechados.