Região ‘dribla’ crise de água com prevenção

A cidade de São Paulo enfrenta um dos maiores obstáculos de sua história no setor hídrico. O sistema Cantareira está esgotado. A captação de água começou a ser feita no volume morto – reserva de água na zona mais profunda das represas – desde a semana passada. Porém, se a estiagem for severa nos meses de inverno, o uso do ‘volume morto’ poderá ser limitado pelos órgãos responsáveis pela administração do sistema. A crise hídrica não afeta somente a Capital. Cidades da região de Bauru se preparam para não enfrentar os mesmos problemas a longo prazo.

Em Santa Cruz do Rio Pardo (90 quilômetros de Bauru), a ONG Rio Pardo Vivo luta para impedir a instalação de três pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) que para eles poderia inviabilizar o abastecimento de água em quatro cidades: Santa Cruz do Rio Pardo, Ourinhos, Pardinho e Botucatu. Uma expedição feita recentemente por um ambientalista mostra que o rio Pardo já sofre redução na vazão entre Pardinho e Botucatu.

Leia a matéria completa no site: http://www.jcnet.com.br/Regional/2014/06/regiao-dribla-crise-de-agua-com-prevencao.html