ONG promove soltura de peixes e limpeza de rio

Preservação – Soltura de 110 mil peixes e limpeza do rio Pardo estão marcadas para os dias 25 e 27 de março

A ONG Rio Pardo Vivo irá realizar dois eventos nos próximos dias 25 e 27 de março. O primeiro será a soltura de 110 mil peixes no rio Pardo e palestras na Sabesp. Depois, no dia 27, haverá limpeza do rio com ajuda de barqueiros e equipe de canoagem de Ourinhos. As ações comemoram a Semana da Água e o dia do rio Pardo (27).

Na sexta-feira, 25, a soltura dos 110 mil peixes, da espécie pacu-guaçu, terá a parceria da Duke Energy, Sabesp e Secretaria do Meio Ambiente. A soltura será próxima a Sabesp e está prevista para às 15h, por conta da temperatura ideal da água. O rio Pardo já recebeu 200 mil peixes em eventos do tipo.

Antes da soltura dos peixes haverá palestras no salão da Sabesp. Foram convidados 400 alunos da rede pública de ensino fundamental e médio para participarem. A Secretaria da Educação irá ajudar com o transporte dos estudantes. O inicio está marcado para às 14h.

Um dos palestrantes será Luis Carlos Novaes Marques, o Psiu. Com um tema motivacional, Psiu irá traçar um paralelo entre ele e o rio no passado e atualmente. Outra palestra será de responsabilidade da Duke Energy. O tema será manejo pesqueiro. Um lanche será servido aos convidados.
No domingo, 27, a atividade principal da ONG será a limpeza do rio Pardo. A partir das 9h os barqueiros, equipe de canoagem de Ourinhos e amantes do Pardo em geral estarão no Ingá Náutico Clube se preparando para subir um trecho do rio recolhendo lixo das margens. A última limpeza promovida pela ONG retirou do Pardo duas toneladas de entulho.

O evento conta com patrocínio da Sabesp e apoio do Rotary Clube, Lions Clube, Corpo de Bombeiros, Secretaria de Meio Ambiente e Codesan. A ONG irá distribuir camisetas e bonés para os participantes. Ao final da limpeza, um delicioso almoço será servido. A Sabesp doou R$ 2 mil para a confecção das camisetas bonés e o almoço.

A ONG – Rio Pardo Vivo nasceu, principalmente, para promover ações e projetos que visem à defesa, preservação, conservação, recuperação, melhoria e divulgação do rio Pardo. A luta atual da ONG é pela preservação das belezas naturais que podem se perder com a instalação de cinco usinas hidrelétricas no Pardo.

No dia 14 de abril ocorre a primeira Audiência Pública em Santa Cruz para discutir o assunto. A ONG Rio Pardo Vivo está empenhada na defesa do rio e pede apoio da população para participar da audiência e debater sobre os problemas que a instalação destas usinas pode acarretar.