Integrantes da Ong “Rio Pardo Vivo” participam de eventos na região

Os integrantes da ONG “Rio Pardo Vivo” que fazem um belo trabalho de preservação do Rio Pardo e lutam contra a cosntrução de minis-hidrelétricas no Pardo estão participando de eventos sobre o tema em várias cidade da região. Acompanhe como foram estas reuniões.

02/07/13 – Reunião Bimestral do Comitê de Bacias do Médio Paranapanema. Realizada em Pratânia. Presença de prefeitos e demais autoridades de 42 municípios.

Pontos marcantes: Conscientização dos presentes sobre os impactos decorrentes das construção das PCHs, principalmente os ambientais. O Pardo é principal rio da bacia do rio Paranapanema, composta por 42 municípios. Foi apontado que o Comitê de Bacia adotou, até agora, postura tímida quanto à construção das PCHs. Luiz Carlos Cavalchuki é o representante da sociedade civil eleito para compor o Comitê.

Também faz parte deste Comitê a Prefeitura de Santa Cruz do Rio Pardo e o Sr. Antônio Salvador Consalter, presidente do Sindicato Rural de Santa Cruz do Rio Pardo. O Comitê vai realizar uma análise integrada dos impactos de decorrentes da construção das PCHs no Rio Pardo.

02/07/13 – Apresentação na Câmara Municipal de Águas de Santa Bárbara. Apresentação: Professor da Unesp de Ourinhos Dr. Edson Luís Piroli. José Sanches. Luiz Carlos Cavachuki. Plínio Rhigon. Edélcio Pazini. Presidente da Câmara de Santa Cruz do Pardo, José de Paula. Vereador Luiz Carlos Novaes Marques. Prefeito, vice, presidente da câmara e vereadores de Águas de Santa Bárbara. Estavam presentes integrantes da ONG Rio Pardo Vivo e Autoridade de Santa Cruz de Rio Pardo.

Tema: Os verdadeiros impactos sociais econômicos e ambientais da construção das PCHs Ponte Branca e São Francisco, nos municípios de Águas de Santa Bárbara e Iaras.

Mais de 70 pessoas presentes, entre autoridades e população.

Pontos marcantes: Somente agora, depois da apresentação, as pessoas passaram a entender realmente quais são verdadeiros impactos. O rio é um ecossistema único e integrado. As interferências em qualquer lugar do rio afeta o rio como um todo.

03/07/13 – Reunião no município de Cerqueira César com a promotoria do meio ambiente.

Apresentação: Foi apresentada para a promotora a situação das projetos de construção das PCHs São Francisco e Ponte Branca, que já se encontram em fase adiantada de licenciamento. .

Estavam presentes: Luiz Carlos Cavalchuki, José Sanches, Dr. José Vicente Andrade. Nogueira. Vice Prefeito e vereadores de Águas de Santa Bárbara e Iaras. Membros da Sociedade Civil. .

Pontos marcantes: Entrega de documentos para a promotora sobra a situação das PCHs; A promotora vai solicitar informações aos órgãos competentes, inclusive à empreendedora. Os vereadores irão propor leis para proteção do rio em seus municípios. Haverá nova reunião para apresentação de outros documentos solicitados pela promotoria. .

Os representantes da sociedade de Águas de Santa Bárbara e Iaras estão atuando junto ao governo de estado para tentar barrar a construção das PCHs.

Haverá apresentação sobre os impactos das PCHs no Rio Pardo em Iaras no dia 8 de agosto. A apresentação será feita pelo professor da Unesp de Ourinhos Dr. Edson Luís Piroli

Abaixo assinado

Mais de 39 mil assinaturas no abaixo assinado registrado no cartório. Mais assinaturas estão sendo coletadas nas cidades da região.