Cidades do sudeste de SP pedem apoio a deputados contra hidrelétricas

Representantes das cidades da região da Estância Turística de Piraju, se reuniram nesta sexta-feira (01) com os deputados Iara Bernardi e Hamilton Pereira, ambos do PT/SP, para pedir apoio contra a implantação de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH) nos rios Paranapanema e Pardo que cortam vários municípios como Piraju e Santa Cruz do Rio Pardo, no sudeste do Estado.

A intenção é que os parlamentares consigam suspender junto à ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica e à Secretaria Estadual do Meio Ambiente de São Paulo – qualquer autorização para a execução de projetos dessa natureza, que estão sendo emitidos mesmo com a existência de legislações municipais contrárias.

Segundo prefeitos, vereadores, secretários municipais e lideranças políticas que estiveram no encontro, a implantação de PCHs traria mais prejuízos que benefícios à população dos municípios cortados pelos dois rios, levando-se em consideração a capacidade de captação de energia dessas pequenas centrais.

De acordo com Ricardo Assaf, presidente da Adevida (Associação de Defesa da Qualidade de Vida e Educação Ambiental de Piraju), “as PCHs trariam de imediato o alagamento de áreas produtivas e habitadas, o total desordenamento do ecossistema, além de inúmeros outros problemas ambientais e sociais”, disse Assaf.

De acordo com representantes da Adevida e RioPardoVivo, o aproveitamento turístico das cidades é maior com a exploração de atividades de lazer e esporte em suas corredeiras e cachoeiras, além da exploração eco-turística. Além disso, ressaltam, a preservação das belezas naturais e o ecossistema saudável são fundamentais para a manutenção e desenvolvimento dessas atividades.

Depois de receberem um dossiê com todas as informações sobre projetos de implantação de PCHs nos rios Paranapanema e Pardo, os parlamentares prometeram tratar do assunto já nos próximos dias.

Fonte: http://www.linhadireta.org.br/noticia/p/?id=35697