Ambientalistas da ONG Rio Pardo Vivo de Santa Cruz Do Rio Pardo são premiados pelo Programa Município Verdeazul

Ocorreu na tarde desta quinta-feira (16), em São José do Rio Preto (SP), a premiação do Ambientalista Regional do Programa Município VerdeAzul (PMVA), da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo (SIMA-SP).

Os membro da ONG Rio Pardo Vivo, Luiz Carlos Cavalchuki, de Santa Cruz do Rio Pardo e Édson Luiz Piroli de Ourinhos foram premiados como Ambientalista Regional PMVA 2021, sendo o mais votados na Região do Paranapanema, que abrange as bacias hidrográficas do Médio e Pontal do Paranapanema.

Houve, ainda, a premiação do Interlocutor Articulado PMVA 2021 para Allan Tácito, Interlocutor PMVA da Prefeitura de Ibirarema, e Equipe Articulada PMVA 2021, para a equipe da Prefeitura de Florínea.

A cerimônia ocorreu no Parque Tecnológico de São José do Rio Preto (SP) e contou com a presença do Secretário Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente Marco Penido e do Coordenador do Programa Município VerdeAzul José Walter Figueiredo.

O PMVA compõe 10 diretivas norteadoras da agenda ambiental local: Município Sustentável, Estrutura e Educação Ambiental, Conselho Ambiental, Biodiversidade, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Uso do Solo, Arborização Urbana, Esgoto Tratado e Resíduos Sólidos.

Além disso, o PMVA é requisito para liberação de recursos do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (FECOP) e para atendimento das metas do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M) do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP).

Sobre o Prêmio Ambientalista Regional PMVA:
O certificado e troféu concedido aos ambientalistas de cada região do Programa Município VerdeAzul – PMVA – (XXVIII), que lutam e dedicam seu tempo em prol das causas relacionadas ao meio ambiente. Cabe à coordenação e à equipe do Programa Município VerdeAzul – PMVA a regulamentação deste prêmio.

Regiões do Programa Município VerdeAzul:

  1. Região PMVA Aguapeí-Peixe: UGHRI Aguapeí e UGHRI Peixe;
  2. Região PMVA Médio Tietê: UGHRI Tietê-Batalha e UGHRI Tietê-Jacaré;
  3. Região PMVA Mogi-Guaçu: UGHRI Mogi-Guaçu;
  4. Região PMVA Paranapanema-Sorocaba: UGHRI Alto Paranapanema e UGHRI Tietê-Sorocaba;
  5. Região PMVA Piracicaba-Capivari-Jundiaí: UGHRI Piracicaba-Capivari-Jundiaí;
  6. Região PMVA Ribeira-Litoral: UGHRI Ribeira de Iguape-Litoral Sul, UGHRI Baixada Santista e UGHRI Litoral Norte;
  7. Região PMVA Rio Grande: UGHRI Baixo Pardo-Grande, UGHRI Sapucaí-Grande e UGHRI Rio Pardo;
  8. Região PMVA Rio Paranapanema: UGHRI Médio Paranapanema e UGHRI Pontal do Paranapanema;
  9. Região PMVA Tietê – São José dos Dourados: UGHRI Baixo Tietê e UGHRI São José dos Dourados;
  10. Região PMVA Turvo-Grande: UGHRI Turvo-Grande;
  11. Região PMVA Tietê-Paraíba do Sul: UGHRI Alto Tietê, UGHRI Paraíba do Sul e UGHRI Mantiqueira.