Reunião UMMES

Na última sexta-feira, 01, foi realizada durante a 46ª FAPI (Feira Agropecuária e Industrial) a Reunião da UMMES (União dos Municípios da Média Sorocabana) promovida pelo Presidente da UMMES e Prefeito de Ourinhos, Toshio Misato em parceria com a Hidrotérmica S.A., que teve como tema a instalação de PCH’s (Pequenas Centrais Hidrelétricas) na região, cujo encontro teve a presença dos representantes da Hidrotérmica S.A., Alessandro Di Domenico e Karen que esclareceram aos Prefeitos da UMMES presentes e aos representantes de Entidades e ONG’S de Santa Cruz do Rio Pardo, em que fase está o processo de licenciamento ambiental para a instalação das PCH’s Niágara, Figueira Branca e Santana, no Rio Pardo e quais são os possíveis impactos que podem ocorrer e quais ações podem ser feitas para minimizá-los.

Segundo os representantes, todo o processo está sendo analisado pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e pela CETESB, que só dará autorização para sua instalação, caso o considere viável e que durante este período, a Hidrotérmica S.A. pretende criar vários fóruns de debate com as ONG’s e a comunidade local, a fim de esclarecer todas dúvidas da forma mais transparente possível.

Também estiveram presentes à Reunião, Prefeitos e Vereadores de Ourinhos e Região, o Presidente do Sindicato Rural e Presidente da FAPI Eduardo Luiz Bicudo Ferraro e Secretários Municipais, dentre outras autoridades.

O Presidente da UMMES e Prefeito de Ourinhos, Toshio Misato destacou que a abordagem do Tema da instalação das PCH’s durante a Reunião da UMMES “teve o objetivo de introduzir o assunto, que será amplamente debatido nos próximos meses, em fóruns adequados para esta discussão, não sendo a Reunião da UMMES, um espaço para o aprofundamento do assunto, já que é uma questão complexa que demanda horas de discussão, com regras previamente definidas para a realização dos debates”.

Segundo Toshio, “a discussão em torno deste tema na Reunião da UMMES foi muito positiva, pois os representantes da Hidrotérmica S.A. expuseram pontos importantes sobre a instalação das PCH’s e as ONG’s por sua vez, puderam colocar suas dúvidas e expor seu ponto de vista a respeito do assunto”.

Reportagem: Santa Cruz News – http://santacruznews.com.br/noticia_ler.php?s=4&conteudo_id=6224

Clique aqui para ver a galeria de fotos.